top of page
FelipeFaccini_agendamento1.jpg

Apareceu refluxo na safena, e agora?

Safena com refluxo não é igual à safena doente!

Você fez um eco Doppler e apareceram vários vasos pintados de vermelho e fala em refluxo da safena no texto. Não se desespere. Primeira coisa para saber é que você tem tempo de escolher o melhor tratamento. A cirurgia de varizes urgente é rara (se existir). Você pode escolher com calma o melhor procedimento ou até escolher usar meias elásticas a vida toda.
Vamos fazer um resumo dos maiores erros ao decretar uma safena como doente só pelo refluxo que apareceu.
Erro número 1: Temos visto alguns vícios de erros no eco Doppler. Por algum motivo, muitas vezes o exame taxa a safena como tendo refluxo baseado somente na visão color do eco. Afinal o exame se chama eco color Doppler, correto?

INCORRETO: Se não tiver a análise da onda do refluxo na safena não se pode ter certeza que ela tem refluxo. (Veja a análise de onda mais abaixo). Só com o color o diagnóstico do refluxo pode ser errado, não mede tempo nem quantidade. Infelizmente temos visto inúmeros casos sem uso do espectral, dizendo que tem refluxo só com o color na safena.
Erro número 2: Digamos que tem uma onda de refluxo no exame, ai, sim, a safena é doente. Correto?

INCORRETO: Existem inúmeros estudos que mostram que o refluxo é reversível em alguns casos. Procedimentos podem resolver o refluxo (nós vemos isso toda a semana). Emagrecimento e suspensão de vasodilatadores podem reverter também. Mesmo sem resolver o refluxo, podemos melhorar a circulação e diminuir a pressão, cessando sinais e sintomas sem precisar destruir a safena.

Erro número 3: Digamos que tenho refluxo e sintomas. Não quero usar meias elásticas. Preciso destruir minha safena? Queimar ela com laser ou radiofrequência? Tirar na cirurgia comum? Fechar ela inflamando ela com espuma?
Não necessariamente. Existem procedimentos de escleroterapia nas colaterais que podem recuperar a safena. E nos casos mais graves, podemos fazer cirurgias com base na circulação (hemodinâmica) e resolver os problemas de fluxo mantendo a safena. Tira a sobrecarga e ela pode diminuir de tamanho, refluxo e sintomas melhorarem.

Fazemos isso de rotina por aqui. Vamos falar sobre os 3 motivos.
A) Caso a pessoa precise ponte de safena no futuro, a safena está ali.
B) A retirada da safena elimina o caminho principal do sangue caso aconteça um trauma ou trombose profunda naquela perna.
C) O corpo lida com a destruição da safena de várias formas. O corpo precisará solucionar a falta da veia, e nem sempre a solução é o que desejamos, pois pode estimular novos vasos.

Podemos, sim, preservar a safena com refluxo sem repouso e com anestesia local
Conheça as técnicas que preservam a safena melhorando a circulação sem destruir todos os vasos envolvidos

A técnica CHIVA é uma técnica trazida da Europa que está trazendo muitas possibilidades para o tratamento de varizes no Brasil. Usamos a avaliação hemodinâmica para definir os pontos que estão criando aumento de pressão nas veias. Então, resolvemos esses pontos mantendo o máximo de veias possível. Preservando as safenas sempre, mesmo que tenham refluxo.

Dr. Felipe Faccini, um dos pioneiros dessa técnica no país, já foi convidado a falar sobre ela em diversos congressos, devido ao seu sucesso e eficácia. Congressos em diversos estados do País, Argentina, Uruguai, Espanha, Itália, China.

Como Funciona?

A técnica CHIVA utiliza um mapeamento hemodinâmico feito na perna com uso de aparelho de ecografia com Doppler. Isso significa que, ao invés de destruir todos os vasos da perna, o tratamento é direcionado apenas às veias que causam o "vazamento" do sangue para o lugar errado. Preserva a veia safena e melhora a circulação por resolver a alteração de fluxo que causa o aumento da pressão e o crescimento das varizes. Nessa imagem abaixo veja como as varizes murcham ao passar uma borracha e dar uma pequena caminhada de 10 passos. Elas são elásticas, se tirar a pressão podem diminuir de calibre.
Pense nas veias das suas pernas como canos de água em uma casa. Com o tempo, alguns desses canos podem desgastar, causando problemas. A CHIVA e as demais técnicas de preservação são como ter um encanador especializado que usa ferramentas modernas para consertar apenas os canos que vazam, sem precisar destruir toda a tubulação. Ou seja, dependendo do caso da pessoa nós ajustamos o procedimento que melhor se adapta. Dependendo do quadro da circulação (hemodinâmico) o Dr. Felipe Faccini define o tratamento. Os procedimentos são com anestesia local e não necessitam repouso.

Mantém a Safena

Melhora a Circulação

Realidade Aumentada + Ecodoppler

* Utiliza hemodinâmica para melhorar o fluxo
* Mantém a safena para salvar a vida em caso de necessidade de ponte

* Tratamento preciso e minimamente invasivo baseado na hemodinâmica venosa
* Procedimento rápido e eficaz
* Recuperação rápida

* Emprega equipamento de visualização de veias e EcoDoppler para ver veias que não aparecem ao olho nu
* Minimiza a necessidade de cirurgia

  • Melhora a circulação sanguínea e saúde das pernas: Às vezes consegue até reverter o refluxo da safena. Quando não reverte, o refluxo é diminuído grandemente e orientado para uma perfurante que o leva ao coração.
  • Melhora estética: Diminui as varizes de forma eficaz e segura. Mas mantém sangue circulando nelas em pequena quantidade. Sem inchar elas como antes.
  • Preserva a Safena e o máximo de seu capital venoso: Todas as técnicas que usamos preservam a safena magna.
Nossa clínica é especializada em pacientes venosos. Tratamos desde pacientes com microvarizes até casos com varizes de grosso calibre, edema, trombose, embolia e úlcera. Dr Felipe Faccini tem formação no Brasil e na Europa em tais tratamentos. O foco da clínica é tratar os paciente preservando o capital venoso; queimando, tirando e destruindo o mínimo possível de varizes e mantendo a safena preservada para o futuro.

Como é a experiência da primeira consulta

A primeira consulta com o Dr. Felipe Faccini é uma oportunidade única para entender suas necessidades e obter um diagnóstico preciso e detalhado. Esta consulta de uma hora é cuidadosamente estruturada para garantir que você receba a melhor avaliação e um plano de tratamento personalizado.

Etapa 1: Exame Clínico

Primeiramente, você será encaminhada à sala de exames dentro da clínica. O Dr. Felipe Faccini realizará um exame clínico minucioso, avaliando suas condições e discutindo seus sintomas e histórico médico.

Etapa 2: Exame com Realidade Aumentada

Em seguida, ele utilizará uma tecnologia inovadora de realidade aumentada. Este dispositivo é mirado na pele para revelar vasos que não seriam visíveis a olho nu. Isso permite uma avaliação mais detalhada e precisa das suas veias, principalmente as nutridoras das microvarizes.

Etapa 3: Ecodoppler Hemodinâmico

Quando necessário, o Dr. Felipe Faccini também realizará um exame de Ecodoppler hemodinâmico na primeira consulta. Este exame avançado ajuda a entender a dinâmica do fluxo sanguíneo nas veias, identificando problemas que podem estar causando suas varizes.

Opções de Pagamento

Você pode escolher entre duas opções de consulta:

Consulta Completa: Inclui todos os exames (exame clínico, exame com realidade aumentada e Ecodoppler hemodinâmico) em um valor único.

Consulta Básica: Se durante a consulta for identificado que o Ecodoppler não é necessário, você paga apenas o valor da consulta básica. Se for necessário, o exame pode ser realizado com um custo adicional.
Esta abordagem flexível garante que você receba apenas os exames necessários, evitando custo desnecessário e proporcionando uma avaliação precisa e completa.
CONTATO

NEO Corporate

Rua Gutemberg 151, 12 andar, Sala 1205

Porto Alegre
CEP 90690-450, RS

​

(51) 99874.6999

(51) 3092.0805

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

Obrigado pelo envio!

Responsável Técnico: Dr. Felipe Puricelli Faccini - Médico - CRM-RS 24338    RQE 16234
© 2025 Pró-Safena

bottom of page